Publicado em: Sem categoria - 24 de dezembro de 2015

5 Fatos que Você Ainda Não Sabia Sobre Espumantes

esticado-blog2

 

Para alguns, o vinho espumante é símbolo de celebração, reservado para os momentos especiais e de alegria. Outros encontram nas borbulhas o frescor para dias quentes e o sabor único nas combinações com os melhores pratos. Independente de como você costuma degustá-lo, não há como negar que o espumante é especial no mundo do vinho, pois transcende até mesmo a barreira do preconceito e dos estereótipos, sendo apreciado por leigos e enófilos.

Aproveitando as festas de final de ano, decidimos compartilhar alguns fatos que você ainda não sabia sobre espumantes. São curiosidades e informações interessantes para quem quer conhecer mais sobre esta deliciosa e fascinante bebida.

 

Qual a diferença entre o vinho comum e o vinho espumante?

A grande diferença entre o vinho normal e o usado para celebrar a chegada do ano novo é o número de fermentações. Enquanto o primeiro sofre somente uma fermentação, o segundo passa por duas.

Nem todo espumante é Champagne

Mas todo Champagne é espumante. É muito comum ouvirmos algumas pessoas chamando todos os espumantes de Champagne, mas não é bem assim… Apenas o espumante produzido na província histórica de Champagne, na França, recebe esse nome.

Como servir?

Uma dica é colocar primeiro uma pequena quantidade na taça, para gelar o fundo. Depois, sirva até o meio.

Espumante combina com o que?

Entradas frias, canapés, carpaccio de peixe, ostras, frutos do mar e caviar. O demi-sec vai bem com sobremesas cremosas.

Não choacoalhe!

Calma, não seremos tão radicais! Nós sabemos que durante a comemoração faz parte sacudir e estourar o espumante. Mas quando quiser realmente apreciar, sugerimos que não o faça. Ao chacoalhar, a bebida perde o gás e você também desperdiça uma parte do líquido.

 

 

Deixe um comentário