Publicado em: Cultura - 26 de março de 2014

Cacau, o alimento dos deuses

Poucas pessoas sabem, mas no dia 26 de março comemora-se o Dia da Cacau, fruto que deu origem ao tão amado chocolate. É originário das Américas do Sul e Central, onde as sementes eram torradas, moídas e transformadas em uma bebida afrodisíaca pelos povos maias e astecas.

Diz a lenda que Quetzalcóalt, o deus dos ventos gelados e da lua prateada, presenteou os seres humanos com sementes de um fruto mágico capaz de repor a energia e aliviar o cansaço. E assim, foi ao Reino dos Filhos do Sol e roubou as sementes da árvore sagrada, o cacaueiro.

A produção do cacau no Brasil iniciou em 1679 e, nos dias de hoje, figura como uma das mais elogiadas e premiadas do mundo. Estima-se que foram colhidas cerca de 185 mil toneladas da semente no país em 2013.

Considerado por muitos como um vilão, estudos comprovaram que o cacau traz diversos benefícios à saúde. Além de estimulante, também possui significativas quantidades de antioxidantes e reduzem os riscos de doenças cardiovasculares. Um verdadeiro alimento dos deuses!

Agora que você já conhece um pouco da história do cacau, conheça toda a linha de chocolates especiais e diet no Empório Piquiras. Você vai se apaixonar!

Deixe um comentário