Publicado em: Sem categoria - 14 de janeiro de 2016

Como Gelar a Cerveja Mais Rápido?

esticado-blog1

O verão chegou e com ele o calor do nosso país tropical. Mas o que fazer quando bate aquela vontade de tomar uma cerveja bem gelada e ela ainda está quente?

O Piquiras te ensina como gelar a cerveja mais rápido para você matar sua sede sem demora. A dica serve para salvar quem não tem bebida gelada à mão (e quer beber), ou para aquela festa em que todo mundo leva uma caixa – na maioria das vezes, quente – e a rotatividade de bebida é grande.

Lata molhada no freezer, gelo, gelo com sal, gelo com álcool. São muitas as formas “infalíveis” de gelar rapidamente latinhas e long necks, mas qual é a mais eficiente?

Para o engenheiro químico Sidney dos Santos, trata-se apenas de combinar dois fatores: temperatura baixa e superfície de contato. “Colocar no freezer realmente é a forma de atingir a temperatura mais baixa possível, mas é mais demorado, porque o ar não é um bom condutor de temperatura. A forma mais rápida é colocar bastante gelo e água, para que ela envolva toda a embalagem da bebida e esfrie o líquido rapidamente”, explica. Mas ele alerta: dessa forma é impossível deixar a bebida mais gelada que 0º C grau. “Abaixo disso, também começaria a congelar”. E o sal? “O sal, assim como o álcool, junto com água e gelo, deixam a temperatura ainda mais baixa, tornando bem mais rápido o processo de gelar a cerveja”, completa.

E o que dizer daquelas geladeiras em bares com termostato marcando 3º ou 4º C negativos? “Não se pode esquecer que aquelas geladeiras são abertas o tempo todo e há muita reposição de vasilhames. Se as bebidas ficassem lá direto, com a porta fechada, iriam congelar”, explica Cássio. Segundo a Larousse da Cerveja, a bebida congela a -2,5º.

E, além de ser uma opção para driblar o calor, a cerveja, quando consumida moderadamente, tem ótimos benefícios para a saúde. Não sabia?  O Piquiras te explica isso melhor aqui!

 

 

Deixe um comentário