Publicado em: Café, Cultura, Eventos, Gastronomia - 14 de abril de 2015

Dia Mundial do Café

Em 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café, bebida que aquece todas nossas manhãs. Então, que tal saber algumas curiosidades sobre ela?

Bloqueia um regulador natural do cérebro

A adenosina é responsável pelo efeito de cansaço e sono. A cafeína se liga aos receptores cerebrais da adenosina, bloqueando seus efeitos. Por isso que você tem a sensação de acordado e alerta, sob o efeito da cafeína.

Os efeitos não são os mesmos em todas as pessoas

O corpo humano processa o efeito da cafeína de diversas maneiras: sexo, raça e uso de anticoncepcionais influenciam o efeito da cafeína. De acordo com o The New York Times, as mulheres metabolizam a cafeína mais rápido que os homens, porém, o uso de pílulas anticoncepcionais reduz essa velocidade para 1/3 comparando com as mulheres que não utilizam. Com os fumantes, o processo é duas vezes mais rápido do que os não fumantes. Asiáticos também costumam reagir mais rapidamente à cafeína.

Encontramos cafeína em mais de 60 plantas

Além dos grãos de café, a cafeína está presente em outros alimentos também como chás, nozes-de-cola e cacau. O estimulante também pode ser encontrado em folhas, sementes e frutas. Além disso, a cafeína também pode ser sinteticamente produzida e adicionada em produtos industriais.

Depois de todo este papo sobre café, eleja a sua marca e tipo preferido no Empório Piquiras e convide os amigos para um reunião em casa. Nossa dica é o Café Premmium de marca própria, não se esqueça!

Deixe um comentário