Publicado em: Vinhos - 3 de outubro de 2017

Diferença entre Vinho Seco, Suave e Doce

 

Já se perguntou a diferença real entre as classificações de seco, suave e doce. Esta diferenciação é bem importante quando pensamos na finalidade do consumo, especialmente quanto à harmonização.

O vinho o seco é o chamado vinho fino de mesa, e é elaborado com uvas nobres. Eles são feitos com baixo teor de açúcar, naturalmente da uva, e chega a ter 3,5 gramas de açúcar por litro.

Os vinhos suaves são mais doces, já que neles são inseridos açúcar. Os vinhos suaves são simples e podem ser brancos ou tintos, assim como os secos. Geralmente, os suaves são tomados em um dia comum, sem expectativas ou pretensão. Estes vinhos sempre possuem alto teor de açúcar, acima de 20 gramas por litro.

Já o vinho doce, também conhecido como vinho de sobremesa, não é adicionado açúcar ao vinho. A doçura é devido ao fungo Botrytis cinerea; colheita tardia, onde a uva é colhida, geralmente, depois de um mês de maturação; ou então ser um vinho fortificado pelo seu alto grau alcoólico.

São pequenas diferenças que tornam suas refeições mais saborosas. No Empório Piquiras você encontra os melhores rótulos de Vinhos, de vários lugares do mundo (importados e nacionais)!

Deixe um comentário