Publicado em: Vinhos - 25 de janeiro de 2012

Impressione seus convidados com essas dicas especiais!

Para quem não tem uma adega em casa, mas quer apreciar bons vinhos na temperatura certa nós temos algumas dicas de ouro!

Para os vinhos tintos a sugestão é guardar as garrafas deitadas no chão da cozinha, geralmente o lugar mais fresco da casa. Porém tome o cuidado de mantê-los longe dos materiais de limpeza para não correr o risco de prejudicar o vinho, visto que a rolha é de um material poroso e exerce uma troca mínima de ar.

Para armazenar brancos e espumantes, a melhor opção é a boa e velha geladeira. Porém, cuidado, a temperatura média de uma geladeira bem regulada é abaixo de 4°C. Então, talvez seja o caso de deixar eles “esquentarem” um pouquinho antes de beber, mas sem aproximá-los de fornos ou coisa do gênero, para não correr o risco de estragá-los.

Para resfriar uma garrafa rapidamente, em caso de uma visita inesperada ou um jantar de última hora, por exemplo, coloque o vinho em um balde com água, gelo, álcool e sal grosso. Essa misturinha favorece uma rápida troca de calor e ainda conserva a temperatura. Neste caso 5 minutos serão suficientes para resfriar um vinho tinto e dez minutos devem levar um vinho branco à temperatura ideal.

Gostou dessas dicas que o Piquiras separou para você? Agora ninguém tem mais desculpas para não apreciar um bom vinho! Para decidir o vinho ideal para a ocasião consulte o sommelier sempre disponível nas unidades do Piquiras e coloque todas essas dicas em prática!

Deixe um comentário