Publicado em: Gastronomia - 24 de fevereiro de 2012

O melhor da Holanda na sua mesa!

Gostou do nosso post sobre queijos suíços (leia aqui)? Então se prepare que hoje vamos falar um pouco dos queijos holandeses, suas características e como usá-los. Todos prontos? Aí vai!

Queijo Edam: é um queijo holandês, tradicionalmente vendido como esferas com interior amarelo claro e casca vermelha ou amarela. Ele é produzido em várias regiões, a partir de leite de vaca gordo ou semidesnatado e possui peso médio de 1,5 kg. A casca é coberta com uma cera vermelha e o sabor é adocicado, suave lembra nozes. O Edan é considerado um queijo de mesa e pode acompanhar refeições rápidas, ser usado em sanduíches e para gratinar.

Queijo Gouda: é feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro. Ele é produzido em várias regiões a partir de leite de vaca pasteurizado (o de leite cru ainda existe, mas é menos comum), com formato redondo, pesando de 5 kg a 10 kg. A casca é muito lisa e de cor vermelha. Seu sabor, quando mais jovem, é frutado e doce, mas à medida que envelhece o seu sabor e aroma se intensificam. Existem algumas versões de Gouda que incluem temperos como alho, cebola ou cominho. Utilize o Gouda também como queijo de mesa, em sanduíches frios e em gratinados.

 

Deixe um comentário