Publicado em: Gastronomia - 3 de setembro de 2013

O talher certo para cada alimento

O Piquiras está sempre te auxiliando a se portar e utilizar corretamente taças e talheres em jantares formais. Dessa vez vamos citar os talheres certos para alguns tipos de alimentos. Confira:

Saladas: Corta-se com o garfo. Se forem folhas, se deve usar a faca e o garfo para enrolar os pedaços, fazendo uma trouxinha no garfo.

Aspargos: Come-se com garfo e os dedos. A parte da ponta que é mais dura deve ser cortada com o garfo mesmo e é com o garfo mesmo que você vai comer o essa parte do aspargo. O restante pode ser apanhado com os dedos, mas só se for tenro.

Peixes: São comidos com auxílio de talheres apropriados e, se não tiver, com o garfo comum.

Alcachofras: Quando inteira exige a mão para desfolhar. O fundo limpa-se com a faca e corta-se com o garfo.

Ostras: São degustadas com o garfo próprio, de borda cortante e de três dentes. Pega-se a ostra com a mão esquerda e com a direita usando o garfo e com a borda cortante desprega-se a ostra, pinga-se limão e leva-se a boca com o garfo. Não havendo talher apropriado, desprega-se a ostra com a faca, usando o garfo para levar a boca. Pode-se levar a casquinha da ostra até sua boca para beber o caldo.

Carnes e Aves: Comem-se com garfo e faca. Numa churrascaria rústica, ou casa de campo ao ar livre, quando são servidas costelinhas borboletas ou codornas, o certo é apanhar o pedaço com a mão e comê-las.

Compotas: Comem-se com o garfo para a fruta e a colher para calda.

Frutas: Em geral já vêm partidas. Uvas, cerejas, jabuticabas devem ser comidas com os dedos e as sementes ou caroços são colhidos com a mão fechada em forma de concha, junto à boca e depositados no prato.

Sopa: Usar sempre uma colher, mas nunca assopre o líquido na colher e muito menos no prato!

Licor ou café: Pode ser servido à mesa ou fora dela. Se for à mesa, a xícara e a colherinha vêm junto com o prato de sobremesa.

Agora você vai ficar ainda mais elegante degustando corretamente os seus pratos favoritos. Vá até o Restaurante Piquiras mais próximo, mostre seu Piquiras LifeStyle e aprecie pratos deliciosos com classe.

Deixe um comentário