Publicado em: Vinhos - 6 de novembro de 2014

Qual a diferença entre champagne, espumante e frisante?

Existe uma certa confusão na hora de usar os termos champagne, espumante e frisante. Mas afinal, qual a diferença entre eles? Se você ainda não sabe, vamos explicar as principais características destas bebidas tão comuns em festas e comemorações.

Espumantes são vinhos que apresentam característica de efervescência através do gás carbônico. Enquanto nos vinhos é feita apenas uma fermentação, nos espumantes são feitas duas.

Já os champagnes são todos aqueles espumantes produzidos na região de Champagne, na França, e somente com três tipos de uvas: pinot noir, pinot meunier e chardonnay. Lembre-se que “todo champagne é espumante, mas nem todo espumante é champagne”.

Por fim, os frisantes também apresentam gás carbônico em sua composição, porém em menor quantidade que os espumantes. A pressão dentro da sua garrafa também é mais baixa.

Agora que você conheceu a diferença entre espumante, champagne e frisante, venha ao Restaurante e Empório Piquiras e se surpreenda com a qualidade e variedade de nossos rótulos. Esperamos por você!

Deixe um comentário