Publicado em: Gastronomia - 9 de março de 2012

Queijos franceses com qualidade superior e características marcantes.

Chegou a hora de saber um pouco mais sobre queijos franceses e suas características. Confira logo abaixo!

Queijo Brie: é um queijo macio feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário. O Brie tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte. Quando está bem curado, tem sabor forte, mas não picante e sua textura quase derrete na boca. É utilizado somente como queijo de mesa, podendo ser servido acompanhado de pães diversos.

Queijo Camembert: é um queijo francês macio e cremoso. Seu nome vem da vila de Camembert. Quando fresco, o Camembert tende  a esfarelar e é relativamente duro. À medida que o queijo matura, a casca ganha pigmentos coloridos (vermelhos, caramelo e amarelos) e a textura se torna macia e muito agradável. O original da Normandia apresenta sabor mais picante. Também utilizado como queijo de mesa. Sirva com pães diversos.

Queijo Roquefort: é um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. O Roquefort é branco, levemente úmido, com veios característicos azuis. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico.  Ele, além de ser utilizado como queijo de mesa, pode ser servido com pão ou acompanhado de nozes e frutas secas. Fica gostoso em saladas com verduras, como radicchio e endívia.

 

Deixe um comentário