Publicado em: Gastronomia - 25 de junho de 2013

Saiba mais sobre o Risotto

O risoto, que significa “arrozinho”, é um prato típico do Norte da Itália, mais especificamente da Lombardia. No século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos, os mesmos trouxeram o grão usado para a preparo.

A receita original que surgiu em 1574 hoje é feita da seguinte maneira: fritam-se levemente as cebolas e o arroz arbóreo, ou o arroz com manteiga, e gradualmente se vai acrescentando carne, legumes e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.

Hoje, muito apreciado por pessoas do mundo todo o risoto é uma ótima pedida para os dias mais frios, pois além de quente e fácil de fazer, são bastante substanciosos.

Aos adoradores deste prato, atenção: o ponto do risoto é muito importante e ele precisa ser cremoso, não seco e grudento. Outra dica é na hora da decoração: sirva-o com um bom queijo ralado por cima, ou senão decore com o legume ou proteína usado durante o preparo.

Aproveite as dicas e curiosidade para passar no Empório Piquiras e adquirir os melhores grãos para o preparo de um risoto. Além disso, não deixe de experimentar nossos pratos, saboreie um Risoto do Cerrado!

Deixe um comentário