Publicado em: Cultura, Gastronomia - 1 de outubro de 2015

Uai, qual a história do pão de queijo?

Todo mundo adora pão de queijo, melhor ainda quando acompanhado de um café bem quentinho. Mas espera aí: você já parou para pensar como ele surgiu e qual sua verdadeira história? Se ainda não, agora, o Piquiras vai explicar melhor.

Pão de queijo

Durante o período da mineração, iniciado em 1700, não existia comida suficiente para alimentar as pessoas atraídas pelas jazidas próximas a Ouro Preto. E, por conta do grande fluxo de pessoas, era necessária a produção de alimentos mais simples. No Nordeste e nas regiões próximas existiam, em abundância, condimentos como feijão, arroz, milho, porco, banha, mandioca, leite e queijo.

E foi neste período que surgiu o pão de queijo, alimento que era oferecido pelas escravas aos fazendeiros. A farinha de trigo era substituída pelo polvilho, acrescentando queijo na massa e depois levado ao forno. No início, o pão de queijo era chamado apenas de pão.

Uai! Se falar sobre o pão de queijo deu uma fome, então, que tal vir ao Empório Piquiras degustar nossa receita especial, acompanhada daquele cafezinho? Esperamos por você.

Deixe um comentário