Publicado em: Saúde, Vinhos - 27 de janeiro de 2016

Vinho Pode Reduzir Risco de Alzheimer

esticado-blog3

   

Hoje, o Piquiras traz mais uma ótima notícia para quem gosta de apreciar um bom vinho. Um estudo que levou três anos para se concretizar, indica que o consumo de vinho pode reduzir risco de Alzheimer.

   O estudo foi realizado por cientistas dinamarqueses da Universidade da Dinamarca do Sul, em Odense. O estudo foi publicado no jornal online BMJ Open e analisou o consumo de álcool num conjunto de 321 pessoas que sofriam da doença de Alzheimer, numa fase inicial. Os dados do estudo indicam que quem bebe moderadamente tem menor taxa de mortalidade que os outros grupos: os abstêmios, os que bebem pouco e os que bebem muito.

 

   Mas afinal, o que é beber moderadamente?

 

   O estudo indica que são os que bebem duas ou três unidades de álcool por dia, o equivalente a uma quantidade que varia entre o copo de vinho cheio (0,22 litros) e quase meia garrafa (0,33 litros).

   A diminuição do risco atinge o seu valor máximo se comparamos os consumidores moderados com os dois grupos com maior mortalidade: os abstêmios e os que bebem muito. O espantoso é o valor: quem bebe moderadamente tem cerca de 77% menos risco de morrer desta doença neuro degenerativa que provoca a chamada demência.

   Curioso, não? Sempre se tem a ideia que o álcool é neurotóxico, ou seja, reage de forma negativa com as células cerebrais. Ora, o estudo indica que pode não ser (sempre) assim e, que o consumo moderado de álcool pode ter efeito positivo contra a doença de Alzheimer. Vale lembrar que, se a pessoa já tem uma predisposição genética para  o desenvolvimento da doença, hábitos saudáveis, como boas atividades intelectuais e físicas, dieta rica em peixes, óleos vegetais e, quem diria, vinho, podem ajudar a atrasar a degeneração cerebral.  

   Além de reduzir o risco de Alzheimer, um outro estudo concluiu que o vinho também diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Não sabia? Confira mais alguns benefícios do consumo moderado de vinho.

 

 

Deixe um comentário